Da Redação|
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) lançou oficialmente nesta sexta-feira, 23, sua pré-candidatura a prefeito de Manaus. O evento foi realizado no salão de eventos do restaurante Bom Prato, Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
No seu discurso, Amom fez críticas à gestão do atual prefeito, David Almeida (Avante), que é candidato à reeleição.
“Eu vou ter obsessão por transparência. O que vocês podem esperar de uma gestão conosco na prefeitura de Manaus é uma obsessão total com transparência, é transmitir ao vivo cada obra feita por essa cidade, é tornar acessível, de verdade, a prefeitura de Manaus. É uma obsessão por resolver os problemas dessa cidade, como, por exemplo, no quesito da arborização, das enchentes, de buracos abertos com maior frequência; é o dinheiro que poderia ser gasto em soluções inteligentes sendo gasto em soluções arcaicas; esperem de mim uma gestão que vai pegar essa cidade na terceira pior posição no setor de arborização e transformá-la na cidade mais arborizada do mundo”, disse.
“(…) esperem de mim uma gestão que vai, efetivamente, melhorar a saúde, e não diminuir a oferta de serviços, exames, consultas e empurrar isso para o governo do Estado; esperem de mim uma gestão sem o desvio de dinheiro e a conivência para com as pessoas que desviam dinheiro; esperem de mim uma pessoa com a coragem necessária para tirar as pessoas ligadas as facções criminosas de dentro da gestão; esperem de mim um mandatário sem conexão com o crime organizado; conosco não vai ter vez a criminalidade dentro da gestão; junto com vocês quero mudar a história dessa cidade para sempre”, prometeu o pré-candidato.
Amom afirmou que inicia, com o lançamento da pré-candidatura, um circuito em que até a eleição vai passar por todos os bairros e comunidades rurais coletando propostas da população para o Plano de Governo. Cada semana, um bairro será visitado pelo pré-candidato.
Até aqui, Amom conta com o apoio da Federação PSDB-Cidadania.
Vice
Questionado em entrevista à imprensa sobre quem será seu candidato a vice-prefeito, Amom afirmou que ainda não têm nomes, mas que busca um parceiro de chapa com “reputação ilibada e experiência”. “Vai ser falado no momento certo”, declarou.
O pré-candidato afirmou que busca alianças com outros partidos mas que não pode adiantar nomes em razão da legislação eleitoral mas que, entretanto, não trata com líderes locais e sim, nacionais.
Carta branca
O presidente estadual do PSDB, senador Plínio Valério, em discurso, afirmou que Amom tem carta branca para sua campanha a prefeito. “Você não terá um só problema ou atrito dentro da federação, vai poder trilhar o seu caminho, navegar da forma que quiser. A presença do PSDB aqui é para dizer isso”, declarou.
Elcy Barroso, presidente estadual do Cidadania, definiu Mandel como destemido, corajoso e inteligente. “Amom, você tem 100% de liberdade de tocar toda essa estrutura que a gente vai ver. Estamos todos com você. Não é partido, é todo mundo que está aqui”, afirmou Barroso Jr. “A gente precisa entender que a nossa chance é agora”, disse.
O evento contou com a participação, virtual, do presidente nacional do Cidadania, Plínio Comte Bittencourt. Estiveram presentes no evento os presidentes estaduais do Cidadania e do PSDB, Elci Barroso e o senador Plínio Valério, respectivamente, e dos vereadores Rosivaldo Cordovil (PSDB) e William Alemão (Cidadania).