Da Redação |
O vereador Amom Mandel (Cidadania), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), disse nesta segunda-feira (6) que a transparência da Casa Legislativa melhorou graças a ele.
Opositor ao Executivo e à presidência da CMM, Amom é o ouvidor da CMM. E, segundo ele, este é o setor responsável por garantir ao cidadão acesso a qualquer informação pública referente ao trabalho do Legislativo.
“É com felicidade que hoje eu informo aos vereadores que não têm conhecimento que a ouvidoria da Câmara Municipal é o setor responsável pelo sistema de acesso, pelo sistema de informação ao cidadão, da transparência, portanto, da câmara. “Como responsável da transparência da câmara, eu informo que, de fato, na verdade, a câmara tem atingido níveis maiores de transparência, porém, está muito longe, apesar do que outros afirmaram, de ser a primeira do Brasil. A câmara foi a primeira do Amazonas. Como responsável pela transparência na câmara, eu digo que, apesar do reconhecimento pela melhoria na gestão da ouvidoria atualmente, ainda tem muito a melhorar”, discursou Amom.
O vice-presidente da CMM, Wallace Oliveira (Pros), discordou do individualismo de Amom, afirmando que a conquista é coletiva. “A construção da transparência é um trabalho de todos. Somos um corpo aqui”, disse o parlamentar.
Transparência
A Câmara de Manaus é o Legislativo municipal mais transparente do Amazonas. É o que aponta a segunda avaliação de transparência das câmaras municipais do Estado realizado pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).
A CMM já havia ocupado o primeiro lugar, mas perdeu o posto em 2021 para a Câmara Municipal de Parintins.
Em 2022 o índice da CMM subiu de 61,87% para 73,82%, levando o parlamento novamente ao primeiro lugar.
A Câmara de Parintins alcançou o índice de 65,11%, ficando em segundo lugar.