Da Redação |
Amazonino Mendes (Cidadania) postou um vídeo nas suas redes sociais dizendo-se impressionado com a repercussão negativa da sua dificuldade em ficar poucos minutos em pé durante a convenção que confirmou sua candidatura ao Governo do Amazonas.
No vídeo, o político de 83 anos diz para os opositores esquecerem as pernas dele e defende que o mais importante para governar é cabeça.
“Eu estou impressionado. Uma eleição para o futuro do Estado, coisa seríssima, tanto que nós estamos sofrendo como nunca. Até mortes já tivemos por desídia, incompetência, incapacidade, desleixo. E a oposição a mim só fala de uma coisa: das minhas pernas. E se esquece disso aqui”, disse ele, apontando para a cabeça.
Devido à idade e aos problemas de saúde, Amazonino discursou sentado na convenção. A cena foi explorada pelos adversários.
Saúde e eleições
Há pelo menos 10 anos o ex-governador e ex-prefeito de Manaus enfrenta problemas de saúde, o que tem sido usado contra ele nas eleições disputadas no período.
Em 27 de agosto de 2012, Amazonino foi levado para São Paulo às pressas, e lá foi submetido a uma cirurgia no coração. O procedimento foi realizado no hospital Sírio Libanês.
Naquele ano, Amazonino encerrava o último mandato de prefeito de Manaus, e podia concorrer à reeleição, o que não ocorreu. A gestão finalizava com o prefeito recluso em casa e mal avaliado pela população.
No entanto, em entrevistas concedidas no final de 2012, Amazonino afirmava que não disputou a reeleição por conta dos problemas de saúde, e não pela avaliação ruim de seu governo.
Nesta última década, além do problema cardíaco, o político adquiriu problemas como a perda da audição e insuficiência renal.
Nas pesquisas eleitorais deste ano, Amazonino é favorito para vencer a disputa, seguido do atual governador Wilson Lima (União Brasil).