MANAUS – Candidato a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) completou quatro dias em São Paulo (SP) nesta terça-feira (6). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da campanha de Amazonino.
Ele está na capital paulista desde a última sexta-feira (2), onde era aguardado pela presidente nacional do partido Podemos, deputada federal Renata Abreu, “para definição de recursos do fundo partidário às candidaturas prioritárias”, conforme divulgou a direção nacional na legenda.
Na quinta-feira passada, dia 1º, Amazonino não participou do debate da TV Band Amazonas e justificou a necessidade de prevenção à Covid-19. Em nota, a assessoria dele informou que a coligação segue as orientações dos órgãos de saúde referentes à prevenção ao novo coronavírus e que em decorrência do aumento de casos e internações em Manaus, considerava debates e entrevistas presenciais, em estúdio, “fora do contexto de recomendação das autoridades sanitárias e da Justiça Eleitoral”.
Amazonino é o mais idoso entre os 1.383 mil candidatos (prefeituráveis, vices e postulantes a vereador) em Manaus. O político tem 80 anos e completa 81 em novembro. As idas dele a São Paulo sempre geram rumores de problemas com a sua saúde, frágil.
Encontro seguro
Também em nota, a direção nacional do Podemos informou que a reunião entre Amazonino e Renata Abreu seria restrita a poucas pessoas por causa das recomendações dos órgãos da saúde.
Tá ‘ON’
Questionada pelo ESTADO POLÍTICO, a assessoria do candidato não informou quando ele deve voltar à capital amazonense. Enquanto isso, a campanha propaga o slogan “O pai tá ON”, para reforçar que o político está atento ao contato com o eleitorado pelas redes sociais.
No início do mês, o candidato Zé Ricardo (PT) provocou Amazonino nas redes sociais, questionando “ONde?” ele estava. Amazonino respondeu, quando já estava em São Paulo, que estava “concentrado”.
Candidatura
Nesta segunda-feira (5), o registro da candidatura de Amazonino foi deferido pela Justiça Eleitoral.
Ele tem ocupado a liderança na preferência do eleitorado nas pesquisas de intenção de voto publicadas até agora. O candidato também lidera no quesito rejeição.