MANAUS – O primeiro bloco do debate com os candidatos ao governo do Amazonas na Band Amazonas, realizado na noite desta quarta-feira (12), teve um confronto direto entre o governador Amazonino Mendes (PDT), que lidera as pesquisas, e o jornalista Wilson Lima (PSC), que tem figurado em 2º lugar na intenção de votos.
O confronto foi buscado por Amazonino, que optou por dirigir sua primeira pergunta a Wilson. O candidato do PDT perguntou ao jornalista que experiência ele tem em administração para se candidatar a governador do Amazonas.
“Como você se garante para administrar um estado tão complexo? Sem nunca ter tido uma experiência administrativa?”, indagou o candidato do PDT.
Ao responder, Wilson disse que não faz questão de ter a experiência que muitos políticos na atualidade têm, que é a de ser alvo de investigação em casos de corrupção ou até preso. Na ocasião, o jornalista lembrou da prisão do ex-governador José Melo, no final de 2017.
“Depende a que experiência o senhor se refere. Boa parte dos políticos experientes do país estão respondendo a processos, envolvidos em corrupção ou estão presos. Essa experiência eu não tenho, não vou ter e não quero”, disse Wilson.
Na réplica, Amazonino disse que a resposta de Wilson não é segura e é “típica de comentarista de TV”.
“Resposta típica de um comentarista, de um crítico de TV. Mas, a rigor, não traduziu, de forma concreta, uma resposta segura. Não nos dá tranquilidade. Eu nunca fui preso. Não tenho nada a ver com esses que foram presos. Sou governador pela quarta vez”, disse Amazonino.
Wilson retrucou dizendo ser um profissional bem sucedido e que “não chegou até aqui à toa”. “Sou um homem de sucesso. Não cheguei aqui à toa. Não é à toa que hoje dominamos as pesquisas na capital. É porque as pessoas me conhecem”, declarou o jornalista.