Da Redação |
A secretária nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Anne Moura, foi indicada por unanimidade por representantes de 13 partidos como coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos.
A indicação foi realizada na terça-feira (30), na Câmara dos Deputados em Brasília.
A amazonense foi escolhida por representantes de partidos diferenciados: Dora Pires (PSB), Kátia Lobo (MDB), Cristiana Almeida e Mary Cruz (REDE), Niege Todrigues (PSOL), Juliete Matos (Cidadania), Shirley Torres (PV), Daniele Costa (PCdoB, Teresa Nelma (PSD), Cida Santos (Solidariedade), Luciana Loureiro (PSDB), Miguelina Vecchio (PDT) e Lídia Moura (PMN).
“Agradeço às companheiras que confiaram em mim para assumir esta coordenação. O Fórum é um espaço pluripartidário que busca articular, debater e garantir uma maior participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão. Nosso objetivo é consolidar os avanços já alcançados, ampliar conquistas e combater a violência política de gênero que ainda distancia mulheres da vida pública. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Anne Moura.
Fórum
O Fórum, fundado há 17 anos, luta pela manutenção e ampliação de direitos das mulheres. Pleiteiam que 30% dos recursos partidários assim como do tempo de rádio e TV sejam direcionadas para as filiadas e candidatas. Embora a participação feminina venha crescendo desde a primeira eleição em que as mulheres puderam votar e serem votadas em 1932, ainda é pequena diante da bancada masculina.
Na Câmara dos Deputados, em 1933, havia apenas uma parlamentar eleita. No ano passado, 91 venceram nas urnas e ganharam cargos no Poder Legislativo Federal. Mesmo com o avanço, elas representam apenas 17,7% do total de deputados federais.
As participantes do fórum argumentam que diversas pesquisas demonstram que a maior participação e eleição de mulheres aumentam os índices sociais das cidades e diminuem a mortalidade infantil pelo fato delas terem um olhar mais sensível para com as necessidades dos outros.