Da Redação |
O número de casos novos de Covid-19 no Amazonas cresceram 32% nos últimos 14 dias de dezembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
Segundo os dados, o aumento dos casos é puxado pelo interior, principalmente pelos municípios que estão com dificuldade em avançar na vacinação.
As informações constam no boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, edição número 31 do ano 2, que pode ser acessado clicando aqui.
De acordo com os dados, o interior apresenta um crescimento de 44% no número médio de casos novos por dia – passando de 87 casos/dia para 125 casos/dia.
Em Manaus, no mesmo período (de 7 a 20 de dezembro), a média de casos por dia aumentou 3% – saindo de 34 casos por dia para 35.
Maior incidência
Os municípios com as maiores taxas de incidência de Covid-19 são Jutaí, Autazes e Manicoré, aponta o boletim.
“Estas cidades apresentam uma baixa adesão à vacinação contra a Covid-19, principalmente, nas comunidades rurais”, informou a FVS-AM.
Veja abaixo os 15 municípios que mais preocupam:
Visita a municípios
A FVS-AM informou que realiza nesta segunda e na terça-feira (22) uma visita de intensificação da cobertura vacinal e de inserção de dados vacinais nos sistemas de informações de saúde, em municípios do interior.
“No total, 20 cidades fazem parte da campanha, que se iniciou no começo de dezembro e segue até 31/12”, informou o órgão.
Segundo a FVS-AM, a ação tem foco em locais em que o índice de vacinação encontra-se abaixo de 40%, com a intenção de incentivar a imunização da população, além de ampliar a inserção de dados vacinais em cidades com número abaixo de 4 mil fichas digitadas no sistema de informação.
Os municípios alvos do trabalho são Barcelos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Guajará, Itacoatiara, Jutaí, Manacapuru, Maraã, Maués, Novo Airão, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença Tabatinga e Tapauá.
Apesar do crescimento de casos novos da doença nos últimos 14 dias, o Amazonas segue na fase amarela (baixo risco) para transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2).