MANAUS – Mais de 500 representantes dos 62 municípios amazonenses estarão reunidos em Manaus de segunda (1) a quarta-feira (3) para discutir propostas de políticas públicas para o setor de saúde, 8ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas.
Realizado a cada quatro anos, o evento será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), e o tema deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”.
Representantes dos trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços estarão na conferência, que visa a participação social no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também participam representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), do Ministério Público Estadual (MPE-AM), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das Secretarias Municipais de Saúde, da Associação Amazonense de Municípios (AAM), entre outros.Cerca de 550 participantes estão sendo esperados.
Na reunião, serão escolhidos os delegados estaduais que levarão as propostas do Amazonas à 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. Das mil propostas que serão avaliadas pelos participantes da conferência estadual, 20 serão escolhidas para a Conferência Nacional.
O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, afirma que a Conferência Estadual é considerada o maior evento de participação social no Amazonas.
“É um fórum que acontece a cada quatro anos. O evento fomenta as principais políticas públicas da saúde. Os debates contam com a participação da comunidade civil organizada, por meio de seus representantes (25% de representantes dos trabalhadores da saúde, 25% de gestores e prestadores de serviço do SUS, e 50% de usuários do SUS)”, afirma o secretário, que é o coordenador da Conferência.
No total, a reunião contará com a participação de 549 delegados, que são representantes dos 62 municípios, eleitos nas conferências municipais. Setenta e seis deles irão representar o Amazonas na Conferência Nacional.
A secretária geral da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, Ana Eli Vasconcelos, lembra que as Conferências são reguladas pela Lei Federal nº 8.142/1990, que institui maior participação popular na elaboração das políticas públicas voltadas à saúde.
A conselheira nacional de Saúde, representante da União Brasileira de Mulheres, Vanja Andrea Reis dos Santos, fará a Conferência Magna na abertura, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.
Entre os convidados que comporão a mesa na abertura do evento estão o titular da Susam, Rodrigo Tobias; o secretário Municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi; a promotora do Ministério Púbico Estadual, Silvana Nobre de Lima Cabral; o secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Juradi Furtuoso; e conselheiros municipais de Saúde, dentre os quais Jorge Luiz Maia e João Paulo Barreto.