MANAUS – O Amazonas registrou no sábado (24) 779 casos de Covid-19. Deste total, 743 foram detectados por testes rápidos. Os dados constam no Boletim Diário divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que está na sua edição de nº 204. Com isso, sobiu para 156.975 o total de casos da doença no estado.
Os testes rápidos identificam anticorpos, o que indica que a maioria destes casos são antigos e podem ter ocorrido no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença.
Mais casos na capital
Dos 743 detectados por teste rápido, 454 foram na capital e 289 no interior.
Os exames de RT-PCR detectaram 36 casos, que aponta que são casos novos. Ou seja, o paciente está entre o 3º e 6º dias da doença. Do total de casos detectados por RT-PCR, 27 são na capital e nove do interior.
Aumentou o número de casos de Covid-19 nos últimos dias. No entanto, o Governo do Amazonas descarta a possibilidade do Estado passar por uma segunda onda.
Mas, como resultado dos números em alta, o governador Wilson Lima (PSC) voltou a limitar o horário de funcionamento de algumas atividades, como de restaurantes e bares.
Também como resultado da crescente de casos, o governo colocou em prática um plano para tentar ampliar o número de leitos da rede de urgência e emergência.