MANAUS – O município de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, registrou o primeiro caso de indígena com coronavírus no Brasil. Trata-se de uma mulher, de 19 anos, da etnia Kokama.
A informação foi divulgada em coletiva online nesta quarta-feira, 1º, pela diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), Rosemary Costa Pinto.
“Nós temos uma agente, uma profissional de saúde, que é indígena, agente indígena de saúde. Ela atua na área urbana do munipicio, numa Unidade Básica de saúde, fazendo atendimento a indígenas mas, na própria sede, ela não é indígena aldeada”, disse Rosemary.
No total, o município de Santo Antônio do Içá já soma quatro casos positivos para a Covid-19, entre eles um médico que acredita ter contraído o vírus durante viagens aos estados de Santa Catarina e Paraná. Os outros dois casos confirmados também são de homens, um de 38 e outro de 45 anos.
A indígena diagnosticada com a Covid-19 trabalha como agente de saúde e atende em aldeias na região e retornou de viagem com sintomas da doença.
Além de Santo Antônio do Iça, outros sete municípios do interior do Amazonas possuem pacientes diagnosticados com coronavírus. São eles: Parintins (3), Manacapuru (6), Itacoatiara (4), Anori, Boca do Acre, Novo Airão e Careiro da Várzea, com 1 caso cada.