MANAUS – Nos três primeiros meses de 2018, foram registrados 119 casos de estupro de vulnerável no Amazonas. É como se todos os dias uma criança fosse abusada no Estado.
Os dados são dos Indicadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que ainda não atualizou os casos de abril. Todos os 119 casos do Amazonas foram registrados em Manaus. As zonas Leste e Norte são as áreas onde mais ocorrem este tipo de crime.
No dia último dia 18, instituições de todo o país realizaram atos públicos em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No Amazonas, a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), reforçou a importância do crime ser denunciado.
“A nossa missão é fazer Justiça. A Depca, além de ser uma delegacia com atividade essencialmente de Polícia Judiciária, também tem a parte de proteção, por isso a importância da participação em atos como esse que visam a informação da população em geral. Isso aumenta o número de denúncias e, consequentemente, o número de ações penais”, disse a delegada.
A legislação pune com pena de reclusão, de 8 a 15 anos, quem tem conjunção carnal ou pratica outro ato libidinoso com menor de 14 anos. / L.P.
Abaixo, gráfico com o número de ocorrências de estupro de vulnerável por zona da cidade.