MANAUS – Pesquisa de intenção de votos da empresa Perspectiva Mercado e Opinião divulgada aponta que o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), é o mais lembrado quando se pergunta em quem o eleitor amazonense pretende votar sem apresentar uma lista com nomes. Ele, no entanto, é superado pelo ex-presidente Lula da Silva (PT) quando são apresentados os possíveis candidatos.
Bolsonaro marcou 24% na sondagem espontânea da pesquisa, divulgada nesta terça-feira (14). Lula chega a 20,9%.
Bem atrás, vem Ciro Gomes (PDT), com 1,8% das intenções de voto, seguido de Sérgio Moro (sem partido), com 0,8%, e Datena (sem partido), com 0,4%.
Ainda pontuando abaixo de 1% aparecem espontaneamente Guilherme Boulos (PSOL), com 0,2%, João Amoedo (NOVO), com 0,1%, João Dória (PSDB), com 0,1% e Simone Tebet (MDB), também com 0,1%.
Outros candidatos somaram 0,7%.
Os que disseram não votar em nenhum deles totalizaram 3,3% dos entrevistados. E 48,4% disseram ainda não saber.
Reprodução/pesquisa
Estimulada
Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados como opção de voto (como acontece nas eleições na prática), a situação muda.
Foram testados os nomes de Lula, Bolsonaro, Ciro, Moro, Datena, Doria, Tebet e Rodrigo Pacheco (DEM).
Neste cenário, Lula lidera com 36,6%, seguido de Bolsonaro, com 34,1%, e Sergio Moro, que chega a 5,3%.
Ciro marca 4,4%. Datena vai a 2,8%. João Dória chega a 2,6%. Simone Tebet alcança 1,6%. E Rodrigo Pacheco soma 0,3%.
Os que não pretendem votar em nenhum deles somam 10,1%. Os que não sabem totalizaram 2,3%.
Reprodução/pesquisa
Segunda opção e potencial de votos
A pesquisa também perguntou em quem seria a segunda opção de voto. E ao somar esse índice com o resultado da estimulada chegou ao potencial de votos dos candidatos.
Sergio Moro é o melhor posicionado como segunda opção, com 14,9% das intenções. Ciro chega perto 12,4%. Todos os demais pontuam abaixo de 10% nesse quesito.
Quando se considera o potencial total de votos, Lula mantém a liderança com 40,6%. Bolsonaro vem na sequência com 37,2%. Moro chega a 20,2% e Ciro, a 16,8%. Datena marca 12,3% e João Doria, 10,5%.
Rejeição
Bolsonaro lidera os índices de rejeição, com 35,2% (como primeira opção) e 40,8% no potencial total. Lula vem em seguida, sendo rejeitado como primeira opção de 31,8% e alcançando um potencial de 40,4%.
Reprodução/pesquisa
Reprodução/pesquisa
Saiba mais
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 13 de setembro. Foram ouvidas 1.800 pessoas em Manaus e mais 10 cidades do interior, alcançando representação de 73,6% do eleitorado amazonense.
A margem de erro é de 2,3%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
Confira a pesquisa na íntegra: