MANAUS – O Governo do Amazonas iniciou neste domingo (28) a vacinação contra Covid-19 de trabalhadores das forças estaduais de segurança e salvamento.
De acordo com o governo, os profissionais que serão vacinados são os que estão atuando na linha de frente das ações de combate à pandemia.
A intenção do governo era vacinar mais de 14 mil profissionais. Mas após consulta do Executivo ao Judiciário, a justiça federal liberou o uso de apenas 5 mil doses das vacinas enviadas ao Amazonas para este grupo.
Pela decisão da Justiça, as 5 mil doses devem ser retiradas da reserva técnica que foi destinada para grupos já vacinados.
A preocupação é evitar que profissionais de segurança sejam vacinados em detrimento de grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Hoje nós estamos vacinando os profissionais da área de segurança pública. São pessoas que estão na linha de frente, portanto pessoas expostas à Covid-19. São profissionais que estão atuando na frente de hospitais, estão trabalhando, inclusive, no transporte de alguns insumos, então está na hora de proteger essas pessoas que tanto têm trabalhado pelo nosso estado”, declarou o governador Wilson Lima.
O governador esteve no sambódromo, em Manaus, local onde a vacinação dos trabalhadores de segurança está ocorrendo. A meta do governo é vacinar 500 pessoas por dia.
A Prefeitura de Manaus não participa da vacinação desse grupo. Os profissionais responsáveis pela aplicação das vacinas são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
FOTO: Diego Peres/Secom.