Da Redação |
O Amazonas vai contratar 85 brigadistas para atuar no combate às queimadas a partir do dia 2 de setembro. A medida foi anunciada na quarta-feira (29) pelo governador Wilson Lima (UB) durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem.
Segundo o governo, os novos contratados vão se juntar aos mais de 600 agentes que já estão em campo e vão atuar em cinco municípios.
O governador também assinou decretos de Situação de Emergência e Situação de Emergência em Saúde Pública para os 62 municípios do estado.
“É uma contratação que está sendo adiantada pelo Governo do Estado. Esses brigadistas vão atuar nos municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Esse grupo contratado já faz parte da região e já foram treinados pelas nossas equipes do Corpo de Bombeiros. São brigadistas que conhecem a realidade daquela área”, explicou o governador Wilson Lima.
Segundo o governo, a contratação dos primeiros 85 profissionais foi adiantada com recursos estaduais, no valor de R$ 1 milhão, por meio de um termo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). O investimento será reembolsado pelo Programa Floresta em Pé, do Banco Alemão KFW, que está sendo implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Os brigadistas receberão uma bolsa-auxílio durante 10 meses para atuarem junto às prefeituras e coordenados pelos bombeiros no combate aos incêndios florestais. Em outubro, a expectativa é realizar a contratação de mais 68 brigadistas para atuação nos municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 brigadistas.