MANAUS – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou nesta quarta-feira (13) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A confirmação foi feita por meio de sequenciamento genético realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).
A notificação foi encaminhada no fim da noite de terça-feira (12) para o Centro Estratégicos de Informações de Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, após a confirmação do resultado emitido pela Fiocruz.
Trata-se de uma paciente que atende aos critérios de definição de casos como, por exemplo, dois exames positivos de Rt-PCR no intervalo de noventa dias, entre a primeira e a segunda infecção. Durante análise, realizada pela Fiocruz, foi observado que a sequência genética do vírus, presente no segundo episódio, é referente à linhagem B.1.1.28 (K417N/E484K/N501Y), variante amazônica descrita inicialmente no Japão.
O diretor de Inovação e Pesquisa da Fiocruz – Amazônia, Felipe Naveca, virologista de formação, foi o responsável pela identificação do primeiro caso de reinfecção no Amazonas. “A paciente está curada, e outros casos identificados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas seguem em investigação para identificação de reinfecção”, disse.