MANAUS – Das 282.320 doses da vacina contra a Covid-19 Coronavac que chegaram ao Amazonas no último dia 18 via Ministério da Saúde, um total de 225.779 foram distribuídas para 58 dos 62 municípios. A infomação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) em nota nesta quinta-feira (21).
Quatro municípios (Alvarães, 2.171; Codajás, 198; Nova Olinda do Norte, 820; e Uarini, 885) vão receber a primeira dose até o dia 21 de janeiro, conforme o Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, assim como Silves, que vai receber mais 296 doses, completando a remessa equivalente à primeira dose.
Do total de 58 municípios já abastecidos, 33 receberam somente a primeira dose.
Esses 33 municípios não receberam a segunda dose por não possuírem estrutura adequada para acondicionamento das vacinas. Essas doses estão sob guarda da FVS-AM, devidamente identificadas e separadas por municípios e serão entregues assim que as cidades concluírem a aplicação da primeira dose.
Reserva técnica
O Ministério da Saúde enviou 13.046 doses para reserva técnica, para aqueles casos em que há perda imprevisível do material, a exemplo de quebra de frasco e contaminação, entre outros. A reserva técnica é equivalente a 5% do total dos grupos prioritários do Amazonas. Essa reserva técnica será entregue aos municípios.
Após o cálculo de todos os grupos, de acordo com critérios do Ministério da Saúde e cruzamento com os dados do Amazonas, houve uma sobra de 8.345 doses, que serão redistribuídas de acordo com determinação dos Informes Técnicos do Ministério da Saúde.
A FVS-AM errou ao informar, na última terça-feira (19), que as doses armazenadas nos contêineres na fundação correspondiam somente à segunda dose da vacina para capital e região metropolitana. Na verdade, as doses armazenadas correspondem à reserva técnica de modo geral e às segundas doses dos municípios que não têm estrutura para receber as duas doses de uma vez só.
Foto: Silas Laurentino