MANAUS – Dois indígenas Tikuna testaram positivo para o novo coronavírus no município de Santo Antônio do Içá, segundo O GLOBO. São os primeiros casos confirmados entre povos indígenas no Brasil.
Em reportagem publicada neste sábado, o jornal informou que os infectados são dois homens, que não falam português e que estão isolados em casa.
Os indígenas, segundo a reportagem, vieram de uma longa viagem de barco onde transitaram outros 106 passageiros. Na mesma embarcação viajou, de acordo com O Globo, o médico que atende o povoado da região e foi o primeiro a ser diagnosticado com a doença.
Assim que foi confirmada a contaminação do médico, agentes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Solimões voaram de helicóptero de Tabatinga à aldeia Lago Grande, em Santo Antônio do Içá, para monitorar 13 tikunas, dos quais 10 foram atendidos pelo médico e outros três trabalharam com ele nos últimos dias.
A aldeia agora está em quarententa.
O GLOBO informa ainda que também no Amazonas, em Atalaia do Norte, um outro indígena da etnia Marubo está sendo monitorado,com suspeitas da doença.
O Estado tem, até agora, oficialmente 81 casos confirmados e uma morte pela doença.