Da Redação|
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam uma queda de 6% no número de homicídios no Estado.
A queda é registrada no recorte entre os meses de janeiro e outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano de 2022.
Os números foram apresentados pelo secretário de Segurança do Amazonas, Marcus Vinícius Oliveira, em coletiva, na manhã desta sexta-feira (15).
Segundo a SSP-AM, nesse período, em 2022, o número de homicídios era de 1.094. Este ano, o número é de 1.032.
Em Manaus, a queda na taxa de homicídio até o momento é de 12%.
Marcus Vinícius afirmou que o ano de 2023 deve fechar na casa dos 1,2 mil homicídios.
De acordo com o secretário, reduzir o número de homicídios no Amazonas é principal foco da pasta.
“Esse é um trabalho intenso que vem sendo realizado no Amazonas na busca de reduzir os índices de criminalidade, principalmente, na taxa de homicídios. Temos um trabalho focado nessa taxa, e estamos trabalhando unidos para termos cada vez resultados mais eficientes”, destacou o secretário .
O titular da SSP-AM destacou que tem sido possível baixar a taxa de homicídios no AM mesmo com a redução do efetivo policial ao longo do tempo.
“É uma redução excepcional com um efetivo muito menor, tanto na polícia militar quando na polícia civil”, comentou.
O secretário afirmou que em 2015 o Amazonas tinha um efetivo de 12 mil policiais militares. Hoje, esse número está na casa dos 8 mil.
Entre os mais violentos
O Amazonas é um dos estados mais violentos do Brasil, quando o assunto é homicídio, segundo a nova edição do “Atlas da Violência”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O relatório atualizou a série histórica incluindo os dados de 2021, ano em que o Amazonas registrou 1.816 homicídios.
Entre 2020 e 2021, o Amazonas apresentou aumento na taxa de homicídio, saindo de 31,51 para 42,52, uma variação de 34,9%, a maior registrada entre os estados.