MANAUS – O Amazonas registrou mais dois casos do novo coronavírus em municípios do interior: Santo Antônio do Içá e Boca do Acre. De acordo com a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde), em Santo Antônio do Içá, o paciente identificado é um médico que teria sido infectado no Paraná (Santa Catarina). Em Boca do Acre o paciente, do sexo masculino, foi diagnosticado por Rio Branco, no Acre.
Além de Santo Antônio do Içá e Boca do Acre, em Parintins foram identificados dois casos de coronavírus. Em um deles, o paciente, de 49 anos, faleceu.
Segundo a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, o paciente segue no município de Santo Antônio do Iça, com quadro estável e em isolamento domiciliar.
“A notificação foi feita em tempo hábil, nós recebemos um telefone da vigilância epidemiológica do município que pedia informações sobre como fazer a coleta e eles foram adequadamente orientados. A coleta foi feita, o Lacen processou essa amostra e realmente o caso é positivo”, disse Rosemary durante coletiva online na tarde desta quinta-feira.
De acordo com a diretora da FVS, após a confirmação desse primeiro caso em Santo Antônio do Içá, uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde foi encaminhada ao município.
“Estão indo profissionais do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas) para realizar a coleta e esses exames serão feitos em Manaus no Lacen”, concluiu Rosemary.
Boca do Acre
A diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, afirma que há um termo de cooperação técnica com os estados do Acre e Rondônia em vigência, que independe da pandemia de coronavírus.
“Então, atualmente os estados, eles dão apoio quando necessitam desses nossos municípios do sul do Amazonas, por exemplo, no caso de Boca do Acre, foi o Lacen de Rio Branco que fez o teste para validar o caso positivo com integração das secretarias. Mas é um caso confirmado no interior do Amazonas”, disse a diretora.
O paciente, segundo a Susam, teve contato com uma paciente de Rio Branco que testou positivo para o Covid-19. Ele está estável e em isolamento domiciliar.
Casos de coronavírus no AM
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas divulgou, nesta quinta, que o estado possui 67 casos confirmados do novo coronavírus. Até a quarta-feira (25), o Amazonas possuía 54 casos, o que representa um aumento de 13 novos casos nas últimas 24 horas. Há uma morte confirmada, de um paciente de 49 anos, oriundo de Parintins.