MANAUS – O governador Wilson Lima deu início, nesta terça-feira (15), a um programa de Telessaúde, que promete tranformar o acesso a serviços médicos especializados no estado, com a oferta de até 20 mil teleconsultas mensais em 12 áreas da medicina, além de telediagnósticos que agilizarão a entrega de laudos aos pacientes. A iniciativa integra o programa Saúde AM Digital.
O projeto tem como objetivo reduzir filas e tempo de espera por consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), democratizando o acesso à saúde no estado.
“O que nós estamos fazendo nesse momento é colocando aqui na cidade de Manaus as salas do Telesaúde nessas unidades. Até o final desse mês nós já vamos conseguir instalar as salas nas cidades polo. E a nossa ideia é que até agosto 100% dos municípios do estado do Amazonas tenham uma sala de telesaúde. Independente disso, o nosso Telessaúde já vai estar à disposição dessas pessoas lá do interior que podem fazer a sua marcação de consulta através do nosso Sistema de Regulação e aí vão receber a informação da nossa assistente virtual querendo saber se a pessoa aceita uma consulta do Telesaúde. A pessoa aceita e aí segue o passo a passo, recebe login e senha e aí já agenda a consulta dela”, afirmou Wilson Lima durante a cerimônia de lançamento que ocorreu na Policlínica Zeno Lanzini, localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, zona leste.
Conforme o governador, a transformação digital introduzirá telelaudos que utilizam inteligência artificial para analisar exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma e raio-X. Assim que o exame for concluído, a inteligência artificial gerará um laudo automático indicando se houve ou não alteração, o qual é encaminhado ao médico. Isso agiliza o processo de diagnóstico e tratamento, representando, segundo Wilson, um avanço significativo na saúde do estado.
“Então, imagina quem está lá em São Gabriel da Cachoeira, quem está em Tabatinga, quem está numa comunidade mais distante vai poder ser atendido pelo Telesaúde. Se ele tiver um celular e tiver um sinal de internet lá, essa pessoa vai ser atendida pelo Telessaúde, sem ter que sair da sua casa, sem ter que sair da sua residência. Da mesma forma que nós vamos montar as salas em todos os municípios. Então, o paciente lá no interior vai poder fazer um raio X, vai poder fazer um eletroencefalograma, um eletrocardiograma e em até 24 horas ele vai ter o resultado desses exames, só esperando o médico fazer a leitura, o médico dizer no retorno da consulta dele. E detalhe, ele vai ter esse histórico na palma da mão dele. Então ali ele vai ter o raio X, ele vai ter o elétro, ele vai ter as consultas, tudo especificado na palma da mão dele”, explicou o governador.
Impacto na saúde pública
Com a Telessaúde, o governo espera diminuir o tempo de espera por procedimentos especializados, além de reduzir custos com deslocamentos de pacientes de municípios do interior para a capital.
A expectativa é que, nos próximos meses, o programa seja expandido para todas as 61 cidades amazonenses, priorizando regiões com menor cobertura hospitalar.
Próximos passos
Para acessar o serviço, os pacientes devem agendar pela Assistente Virtual do Saúde AM Digital. Acesse pelo link a seguir: https://www.saude.am.gov.br/saude-digital-amazonas/.