MANAUS – O Amazonas saiu da fase vermelha de risco da Covid-19 e está na roxa, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, em pronunciamento ao lado do governador Wilson Lima (PSC), nesta segunda-feira (4), transmitido pelas redes sociais.
“A nossa análise de risco está apontando que nós estamos em um nível muito alto de risco, portanto saímos da fase vermelha e estamos na fase roxa. Nós tivemos um crescimento, entre novembro e dezembro, de 120% do número de casos em Manaus, onde nós passamos de 1.573 casos 3.452 casos”, disse ela.
Nos últimos 14 dias, a média móvel de óbitos pela doença aumentou 66%, passando de 86 na semana retrasada pera 99 nos últimos sete dias.
A procura por atendimento também cresceu. A rede privada, informou ela, está com 100% dos leitos ocupados.
O aumento na ocupação dos leitos clínicos da rede pública nos últimos 14 dias foi de 94%. Na rede privada o aumento doi de 163%.
Em relação às UTIs, o aumento de 59% de ocupação na rede pública e de 113% na rede privada.
“Todas as unidades privadas estão com seus leitos clínicos e de UTI ocupados. Isso leva a uma pressão adicional sobre o sistema público, uma vez que esses pacientes que não estão tendo acesso na rede privada precisam ser atendidos na rede pública”, declarou.
PRECISAMOS DE TRATAMENTO PREVENTIVO NA CIDADE. RESPIRADORES NÃO SÃO NECESSÁRIOS QUANDO HÁ TRATAMENTO COM IVERMECTINA E CLOROQUINA. ACORDEM!!