MANAUS – O Governo do Amazonas informou neste sábado (14) que abriu mais 15 novos leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, unidade de referência para o atendimento aos pacientes com Covid-19.
Com a entrega, informou o governo, que se soma aos outros 15 leitos abertos no fim de outubro, o número de UTIs no hospital passa de 90 a 120. A ampliação de leitos na unidade foi uma meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para a primeira fase do seu plano de ampliação de vagas na rede de assistência.
O governador Wilson Lima esteve no hospital na manhã deste sábado.
“No final do mês passado nós iniciamos esse plano de contingenciamento para o combate à Covid-19, e hoje nós estamos encerrando essa primeira etapa. De 90 leitos de UTI, o Delphina passa a ter 120 leitos de UTI voltados para o atendimento ao coronavírus. Nós também já iniciamos a segunda etapa administrativamente, para, no caso de precisarmos ampliar essa estrutura, nós estarmos preparados”, afirmou o governador.
Internações
Na noite de sexta-feira, 13, o governo informou que há 376 pacientes internados no Amazonas com o diagnóstico de Covid-19, sendo 214 em leitos clínicos (48 na rede privada e 166 na rede pública), 159 em UTI (46 na rede privada e 113 na rede pública) e três em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.
Há ainda outros 36 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 20 estão em leitos clínicos (15 na rede privada e cinco na rede pública), 14 estão em UTI (12 na rede privada e 2 na rede pública) e dois em sala vermelha.
Foram registrados no Amazonas nas últimas 24 horas 507 novos casos da doença, subindo para 168,5 mil casos no total. O total de mortos por Covid no Estado subiu para 4.683.
FOTOS: Diego Peres/Secom