MANAUS – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) reafirmou seu alinhamento com o governo Bolsonaro. Em entrevista ao site Poder 360, ele inclusive usou uma expressão recorrente na fala do presidente para fazer uma crítica à CPI da Pandemia no Senado, da qual é membro titular e ex-integrante do chamado G7 do colegiado.
A Comissão Parlamentar de Inquérito deve, segundo Braga, atuar “dentro das quatro linhas da Constituição”.
Ameaçando golpe contra a democracia, Bolsonaro tem dito recorrentemente que poderá atuar “fora das quatro linhas” se considerar necessário. “Nós não precisamos sair das quatro linhas da Constituição. Ali temos tudo o que precisamos. Mas se alguém quiser jogar fora dessas quatro linhas, nós mostraremos que poderemos fazer também”, disparou o presidente, ao comentar atos previstos para o 7 de setembro, em nova ameaça nesta sexta-feira (3).
Foto: Marcos Corrêa/PR – 07/out/2020
A entrevista
Na entrevista, publicada nesta sexta, o senador disse que a CPI ajudou a pressionar o governo federal a acelerar a compra de vacinas contra Covid-19. No entanto, ele diz que que há equívocos dos senadores ao ampliar demais os focos de investigação.
“Óbvio que também houve exageros e, na minha opinião, equívocos. Porque a CPI também tem que ficar dentro das 4 linhas (da Constituição). Essas quatro linhas são o limite constitucional e os limites legais. Eu não posso, porque você me fez uma pergunta que eu não tenha gostado, apresentaram requerimento para quebrar o teu sigilo telefônico financeiro bancário”, declarou.
Apesar disso, o senador diz acreditar que o relatório conseguirá responsabilizar os responsáveis pelos erros na condução da pandemia no país.
Braga afirma que está claro que houve equívocos porque o Brasil tem 2,5% da população mundial e 25% das mortes por covid-19.
“Há algo que aconteceu de errado e o que aconteceu de errado foi não ter planejamento para assistência, não houve coordenação, não houve treinamento, ficamos batendo cabeça com que não deveríamos ficar batendo cabeça, como tratamento precoce”, disse.