O deputado estadual Wilker Barreto anunciou nesta quinta-feira, 17, a sua filiação ao Cidadania. A ida de Wilker para a legenda lhe mantém próximo de seu principal aliado, Amazonino Mendes, que é pré-candidato ao governo do Amazonas. Isso porque, o ex-governador deve decidir nos próximos dias se escolhe o PSDB, de Arthur Neto, ou o Cidadania, de Elcy Junior, como seu novo abrigo partidário.
O Cidadania aprovou em 19 de fevereiro uma federação com o PSDB.
Questionado pelo ESTADO POLÍTICO sobre os motivos que lhe levaram a se filiar ao Cidadania, Wilker declarou: “Eu me filiei ao Cidadania por amizade com o tesoureiro nacional, deputado Alex Manente. Até porque também já sabia que o Amazonino e Arthur irão marchar juntos”, respondeu.
O registro de filiação ocorreu no escritório político do parlamentar, localizado no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus, e contou com a presença do presidente do diretório estadual do Cidadania no Amazonas, Elcy Barroso Junior.
“O Cidadania é um partido que, desde 2019, anunciou oposição ao governo (estadual). Então, esse contexto de oposição foi o maior atrativo, um partido orgânico que sabe se posicionar e rechaçou qualquer tipo de aproximação. Tenho certeza que essa responsabilidade de estar na Assembleia Legislativa representando o Cidadania é mantendo a coerência de um mandato de oposição”, afirmou Wilker.
Já o presidente regional do partido no Amazonas, Elcy Junior, afirmou que o mandato do deputado Wilker Barreto representa bem os ideais da legenda no Amazonas.
Elcy Junior também comentou sobre os planos do partido para as eleições gerais em 2022, após a federação costurada entre o Cidadania e o PSDB.
“A gente está bem feliz com a filiação do deputado Wilker, uma pessoa que representa realmente o que a gente pensa e feliz com a federação que está vindo aí, o PSDB com o Cidadania. Vamos ter candidatos ao governo, a senador, teremos chapas estaduais e federais com trabalho bem intenso em relação a isso. Parabenizo o deputado pela decisão de ter vindo para o partido e dizer que estamos à vontade para recebê-lo”, finalizou Elcy.