MANAUS – Relatório publicado pela Imarketing Agência Digital, de Durango Duarte, mostra que entre 11 e 17 de outubro, os candidatos à Prefeitura de Manaus, juntos, gastaram R$ 67.212,00 com publicidade no Facebook.
Na semana passada, lideraram o ranking de gastos nas redes sociais Alfredo Nascimento (PL), com R$ 18.727,00; Ricardo Nicolau (PSD), com R$ 18.130,00; e Capitão Alberto Neto (Republicanos), com R$ 14.327,00.
Em quarto lugar, fica Amazonino Mendes (Podemos), com R$ 10.430,00 pagos à rede social para impulsionar conteúdo. Os demais candidatos estão entre R$ 4.000,00 e R$ 400,00 gastos.
Os dados apresentados no relatório foram retirados da biblioteca de anúncios da própria plataforma online, o Facebook, por meio do Facebook ADS.
A soma dos gastos de todos os candidatos nas quatro últimas semanas alcança R$ 140.802,00.
Fãs e engajamentos
O “4º relatório Benchmarking Digital: eleições 2020”, divulgado na última segunda-feira (19), mostra também como está o engajamento de todos os candidatos nas redes sociais, número de posts que foram contabilizados nos últimos setes dias, entre outras coisas. As principais plataformas monitoradas são o Facebook e o Instagram.
Em relação ao crescimento de fãs no Facebook, o candidato Amazonino Mendes foi o que mais cresceu na plataforma, com o número de 738 novos fãs. Em seguida, Ricardo Nicolau ganhou 669 novos fãs na sua conta e em terceiro ficou David Almeida com 382 novos seguidores.
Ricardo Nicolau cresceu significativamente nos engajamentos (curtidas e compartilhamentos), ficando em primeiro lugar com 30,76%, Coronel Menezes em segundo, com 27,05%. E em terceiro lugar, Amazonino Mendes, com 12,28% de engajamento no Facebook.
No Instagram, Capitão Alberto Neto continua sendo a conta com maior número de seguidores, sendo 162.080. Porém, Amazonino Mendes teve o maior número de novos seguidores com 768 novos seguidores. Ricardo Nicolau também alcançou novos seguidores com as suas campanhas eleitorais nas redes sociais, ganhando 521 no período analisado.