MANAUS – O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), deputado Josué Neto (PRTB), informou na manhã desta terça-feira, 26, que as sessões plenárias presenciais devem retornar ainda nesta semana. Segundo ele, a Casa teria, enquanto durar à pandemia, sessões híbridas (virtuais e presenciais).
“Os colegas que pretendem permanecer em casa trabalhando de forma virtual terão essa alternativa. O nosso setor de informática, juntamente com a Diretoria Geral e a Diretoria de Comunicação da Casa, já estão desde o dia de ontem (segunda-feira, 25) trabalhando para que possamos realizar as sessões de forma virtual e presencial. Inclusive, hoje, já estão sendo realizados testes para que caso consigamos dominar a tecnologia, votaríamos aqui para retornar no dia de amanhã (quarta-feira) ou na quinta-feira. A partir do momento que os testes estiverem ok faremos as sessões de forma híbrida”, explicou Josué.
O retorno das atividades presenciais atende a um Requerimento à Mesa Diretora apresentado pela vice-presidente da ALE-AM, deputada estadual Alessandra Campêlo, do MDB, no dia 5 deste mês.
Na ocasião, a parlamentar disse que o trabalho remoto da ALE-AM não está sendo transparente. Segundo ela, os deputados não estão tendo acesso aos projetos, por exemplo. A deputada revelou que pelo sistema online é possível silenciar deputados durante a sessão virtual, desligando os microfones.
As sessões estão sendo realizadas virtualmente desde o dia 24 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.