MANAUS – A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) vão abrigar novos postos de vacinação contra a Covid-19 na capital. A informação foi divulgada pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), após reunião no sábado, 13, com os presidentes da ALE-AM e da CMM, Roberto Cidade (PV) e Davi Reis (Avante), respectivamente.
Pelo acordo, as estruturas internas de saúde das Casas Legislativas serão integradas ao roteiro de pontos de vacinação de Manaus.
“Proporcionalmente, Manaus é a capital brasileira que mais vacina contra a Covid-19. Até este sábado, já conseguimos vacinar mais de 105 mil pessoas com a primeira dose. Em breve vamos receber um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde. Com a chegada de mais vacinas, ampliamos os grupos de vacinação, por isso estamos abrindo novos postos para que o atendimento seja mais rápido para a população. Somente com esse trabalho integrado vamos conseguir vencer esse vírus”, explicou David Almeida.
A reunião ocorreu após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciar na sexta-feira, 12, que o estado do Amazonas inicia no próximo dia 22 a vacinação contra Covid-19 de pessoas acima de 50 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização faz parte do que o órgão chama de Plano de Aceleração de Vacinação contra Covid-19 na Amazônia.
O plano, de acordo com o ministro, vai permitir a cobertura vacinal de todos os estados da região Norte, iniciando pela capital do Amazonas, Manaus, região metropolitana e interior do estado.
A mobilização do trabalho de vacinação será coordenada pela Prefeitura de Manaus e dos municípios, com o apoio do Governo do Estado e de órgãos de saúde, da segurança e defesa civil, entre outros, explicou o ministro Eduardo Pazuello.
“Já estamos tratando com o ministro da Defesa e nós vamos trabalhar para que possamos reunir todas as equipes para capacitar e distribuir a missão por área, para que a prefeitura mantenha os postos fixos de vacinação e postos móveis, alcançando a todos. A estratégia é atingir as partes mais distantes de Manaus, aí entra a coordenação logística do comando e controle, a logística da operação. A operação como um todo é coordenada por Manaus e pelas prefeituras dos municípios”, detalhou o ministro.