MANAUS – A uma semana do retorno das atividades plenárias, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) aprovaram o fim do recesso parlamentar na sessão extraordinária virtual desta terça-feira (26), a segunda deste ano.
Foram 16 votos favoráveis, unanimidade entre os presentes, a requerimentos apresentados pelos deputados Sinésio Campos (PT) e Wilker Barreto (Podemos). A justificativa é a necessidade de dar andamento a ações do Legislativo com o agravamento da pandemia de Covid-19.
Com isso, as atividades regulares já retornam nesta quarta-feira (27), no horário regimental de 9h.
As sessões continuarão sob a presidência de Josué Neto (Patriotas), cujo mandato vai até o dia 31 deste mês, uma “sobrevida” a ele presidindo as reuniões e determinando as prioridades da pauta.
Em fevereiro, assume o comando dos trabalhos o presidente eleito para o próximo biênio, deputado Roberto Cidade (PV).
Com a portaria que prevê medidas de prevenção à Covid-19 em vigor e em meio à alta taxa de transmissão da doença em Manaus, as sessões continuarão sendo feitas de forma 100% virtual.
Conselheiro
Josué fica no máximo por mais três meses como deputado. Isso porque foi indicado pela ALE-AM e teve o nome aprovado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) na vaga deixada pelo pai dele, Josué Filho, que se aposenta em abril.