MANAUS – A ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) aprovou na quarta-feira, 27, a criação do Dia Estadual do Influenciador Digital, a ser comemorado no dia 15 de abril. A data é referente ao surgimento da internet em 1969.
A proposta, aprovada pela maioria dos parlamentares e com a abstenção do deputado Fausto Júnior (UB), é de autoria do pré-candidato ao governo do Amazonas, deputado estadual Ricardo Nicolau, do Cidadania.
O objetivo do projeto é “homenagear, reconhecer e valorizar o (a) influenciador (a) digital, como profissional responsável por comunicar, educar e influenciar o público em diversos segmentos sociais”.
Segundo Nicolau, “como o próprio nome já sugere”, influenciadores “podem influenciar o público diversos segmentos sociais”.
“(…) entendemos que aquele que influencia é capaz de inspirar comportamentos, criar tendências, servir como fonte de informação que tem efeito direto nas decisões de quem o segue, no estilo de vida, nas opiniões, no consumo, questões políticas, econômicas, de meio ambiente, religiosas ou sociais e tendências e padrões de consumo, dentre outros, independentemente da idade daqueles que o seguem”, diz Nicolau em outro trecho do projeto.