MANAUS – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB) disse, em entrevista coletiva após a 308° Reunião do CAS (Conselho Administrativo da Superintendência da Zona Franca de Manaus), que em até duas semanas o novo superintendente da Suframa será escolhido.
“A Suframa não está acéfala, ela tem um superintendente que está trabalhando muito bem, que é de carreira, que conhece muito bem e que trabalha, que tem doutorado então não tem nada atrasado. A definição definitiva nós fazemos em uma ou duas semanas no máximo. Aí vamos ouvir as duas coisas: as lideranças políticas da região, são os maiores interessados na Suframa e ao mesmo tempo com formação técnica para esse trabalho”, disse Alckmin.
A Suframa está sendo dirigida por interinos desde o final de dezembro de 2022. A pasta era ocupada pelo general Algacir Polsin, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que deixou o cargo em 31 de dezembro do ano passado.
Cabe a Alckmin escolher o novo superintendente. No dia 7 destes mês, o ex-deputado federal José Ricardo, do PT, afirmou, em publicação nas redes sociais, que segue à disposição do governo federal para assumir a Suframa. A manifestação do político ocorreu cinco dias após o também ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) afirmar que foi indicado pela bancada federal do Amazonas para a chefia da autarquia.