Da Redação |
Agricultores do Amazonas que perderem a produção devido a enchente irão receber R$ 850 em parcela única por meio do ‘Garantia Safra’.
O programa é do governo federal e foi criado em 2002, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, posr tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.
O pagamento aos agricultores do Amazonas foi anunciado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), na terça-feira (13).
Segundo Wilson, que cumpre agenda esta semana no interior, os agricultores do Estado vão receber o benefício de novembro de 2022 a fevereiro de 2023.
No Amazonas, o Garantia Safra vai atender 2,8 mil agricultores em sete municípios, com investimentos de R$ 2,3 milhões.
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), responsável por sua execução, vai atender inicialmente agricultores oriundos da bacia do rio Juruá.
O cronograma de liberação do recurso é definido pelo governo federal.
“Pela primeira vez os agricultores, os pequenos produtores que foram prejudicados, vão ter essa ajuda do Governo Federal, resultado dessa mobilização feita pelo Governo do Estado do Amazonas. Então, aqueles produtores que perderam a sua produção, eles vão ter uma compensação do Ministério da Agricultura, resultado dessa intervenção do Governo do Amazonas”, disse Wilson durante visita ao município de Eirunepé (a 1.159 quilômetros de Manaus).