MANAUS – A Central Integrada de Fiscalização (CIF) encerraram uma festa clandestina na Avenida das Torres, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Mais de 200 pessoas estavam reunidas na feijoada, com música ao vivo, na tarde deste sábado (13/03). O responsável pelo local foi preso.
O estabelecimento é o Auto Car Torres e foi localizado após uma denúncia anônima, por volta das 17h. Havia muitos carros estacionados nas redondezas e som alto, o que chamou a atenção da vizinhança.
O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado para a Delegacia-Geral da Polícia Civil, onde funciona uma central de flagrante. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele irá responder ao art. 268, por infringir determinação do poder público destinada a impedir propagação de doença contagiosa.
O procedimento policial será encaminhado à Justiça, que deve estipular pagamento de multa ou prestação de serviços comunitários.
Um ano de pandemia
O Amazonas completou neste sábado (13) um ano de pandemia. No dia 13 de março de 2020 o estado confirmava o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus.
Um ano depois, o Amazonas registra 11.516 mortes pela Covid-19 e 331.172 casos confirmados da doença. A pior fase da pandemia no Estado foi em janeiro deste ano.
A partir do final de fevereiro, o número de casos e óbitos diários começaram cair, mas a situação ainda é grave. Neste sábado foram registrados 1.162 novos casos de Covid-19 e mais 34 óbitos.
Internações
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), há neste fim de semana 797 pacientes com Covid-19 internados em Manaus e mais 297 no interior.
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Amazonas está em 81,09%. São 381 internados nesse tipo de leito na rede pública.