MANAUS – O ex-secretário estadual Afonso Lobo (Sefaz) deixou na tarde desta quarta-feira (25) o CDPM (Centro de Detenção Provisória Masculino), localizado no Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
Preso desde dezembro de 2017 na operação Custo Político, 2ª fase da operação Maus Caminhos, Lobo obteve o direito de deixar o presídio na terça-feira (24), mediante o pagamento de fiança de 100 salários mínimos, o equivalente a R$ 95,4 mil.
Segundo a defesa, ele conseguiu pagar a fiança hoje. A Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que Lobo deixou a unidade prisional por volta das 17h. Antes, teve de colocar tornozeleira eletrônica.
O ex-secretário é acusado de receber propina e outras benesses de chefe de organização criminosa que desviou mais de R$ 100 milhões de recursos da saúde.
Na ação penal apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal), ele é acusado de formação de organização criminosa. A defesa diz que o cliente é inocente.
O ex-secretários Evandro Melo (Administração) e Pedro Elias de Souza (Saúde) também conseguiram decisão para deixar a prisão mediante fiança. Mas até o início da noite, apenas Lobo deixou o CDPM, segundo a Seap. / L.P.