MANAUS – O advogado Hinller da Silva Maduro, 28 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira, no CDPM 2 (Centro de Detenção Provisória Masculino 2), quando tentava entrar com drogas dentro de um tubo de creme dental e outro de pomada.
De acordo com a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), a droga foi descoberta durante revista rotineira. A Seap solicitou a prerrogativa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) para acompanhar ocorrência, bem como o advogado até o 19º Departamento Integrado de Polícia (DIP).
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que o advogado foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será encaminhado a Audiência de Custódia onde ficará à disposição da Justiça.
Em nota, a OAB-AM informou que está acompanhando o caso. Hinller é acusado de tentar entrar no presídio com drogas que seriam entregues ao seu cliente.
A OAB disse ainda que vai aguardar a conclusão das investigações, para avaliar a instauração de procedimento ético disciplinar.
Abaixo, confira a nota da Seap, Polícia Civil e da OAB-AM:
NOTA SEAP
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que um advogado tentou entrar nesta terça-feira (05/06) com entorpecentes no Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM 2), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
A droga estava escondida em dois tubos de pomada e foi descoberta durante revista rotineira. A Seap solicitou a prerrogativa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) para acompanhar ocorrência, bem como o profissional até o 19º Departamento Integrado de Polícia (DIP).
NOTA POLÍCIA CIVIL
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O crime ocorreu na tarde desta quarta-feira (5/6), por volta das 13h, no segundo Centro de Detenção Provisória Masculina (CDPM), no quilômetro oito na rodovia Federal da BR-174.
Na ocasião, o advogado Hinller da Silva Maduro de 28 anos, entrou no CDPM, para fazer uma visita a dois detentos do local, momento que ao passar pela revista eletrônica (Raio-X) foi descoberto com maconha, que estava dentro de dois tubos de pomada do medicamento “cetoconazol”. O advogado foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será encaminhado a Audiência de Custódia onde ficará à disposição da Justiça.
NOTA OAB-AM
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) informa que está acompanhando o caso de acusação envolvendo o advogado que supostamente teria tentado entregar drogas a seu cliente nas dependências do Centro de Detenção Provisória 2 (CDP2).
A Ordem, por meio da Comissão de Prerrogativas, está averiguando a questão no âmbito policial e a situação de eventual custódia e, após a conclusão das investigações, avaliará a instauração de procedimento ético disciplinar, a fim de apurar as responsabilidades do advogado, considerando, inclusive, discutir a existência ou não de conhecimento por parte do advogado sobre o conteúdo do que estava sendo entregue.
Manaus, 5 de junho de 2019
Marco Aurélio de Lima Choy
Presidente da OAB-AM