MANAUS – A advogada Maria Benigno tomou posse nesta terça-feira, 5, como juíza substituta no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), para o biênio 2024-2026.
Em fevereiro deste ano, Maria Benigno foi a mais votada para compor o TRE-AM como juíza substituta. No dia 15 de outubro, Benigno foi nomeada pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva, para compor o TRE-AM, na classe de advogados.
“Ser a segunda mulher advogada a ocupar uma cadeira no pleno desta Corte é um marco não apenas para a minha trajetória, mas para a luta contínua da representatividade feminina em todas as esferas de Poder”, afirmou Maria Benigno.
“Ainda que como substituta é um marco não apenas para minha trajetória, mas para a luta contínua da representatividade feminina em todas as esferas de poder. É uma honra e uma responsabilidade imensa que assumo em nome de cada mulher que, com coragem e competência, luta para fortalecer a nossa democracia”, completou a advogada.
A cerimônia foi aberta com discurso de boas-vindas proferido, em nome do Pleno, pela juíza Giselle Falcone, Membro do Pleno e Ouvidora do Tribunal.
“Celebrar a nomeação da Dra. Maria Benigno apenas pela perspectiva de uma mulher ocupar uma vaga nesta Corte seria limitar o reconhecimento que ela merece. Sua nomeação não é um ato simbólico ou restrito a um aspecto de gênero: trata-se de um mérito inquestionável, uma conquista baseada em sua competência, integridade e dedicação ao Direito Eleitoral”, afirmou.
O presidente do TRE-AM, desembargador João Simões destacou a nova composição da Corte que tomará posse a partir de 10 de janeiro de 2025.
“Teremos como presidente a desembargadora Carla, a vice-presidente a desembargadora Nélia Caminha, e quatro juízas incluindo a doutora Maria Benigno, todas muito competentes. Todos da Corte estamos muito felizes com a sua chegada”, afirmou.
Maria Benigno é formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pós-graduada em Direito Eleitoral pelo Instituto pelo Desenvolvimento Democrático, Mestre em Direito pela Ufam, e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.