MANAUS – Se na disputa pela Prefeitura de Manaus os líderes políticos que citaremos abaixo estão amplamente divididos entre as pré-candidaturas postas até aqui, em Coari a candidatura à reeleição do atual prefeito, Adail Filho (Progressistas), do controverso clã Pinheiro, une todos eles.
Marcham junto com Adail Filho os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), os deputados federais Marcelo Ramos (PL), Silas Câmara (Republicanos), Sidney Leite (PSD) e Átila Lins, presidente estadual do Progressistas. O prefeito também recebeu apoio do deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) e da deputada Mayara Pinheiro (Progressistas), sua irmã, que foi eleita vice na chapa dele vitoriosa em 2016.
Os políticos foram citados por Adail em um vídeo publicado pelo prefeito nas redes sociais, no qual agradece o apoio pela sua reeleição. A candidatura dele foi confirmada na última sexta-feira (4), em Coari, durante convenção partidária coletiva dos partidos Progressistas, Republicanos, PSD, PTB, MDB e PL. Na ocasião, todos os citados manifestaram apoio a “Adailzinho” por vídeo.
No vídeo que publicou sobre o assunto, o prefeito também agradece ao seu pai, o ex-prefeito Adail Pinheiro, a quem se refereiu como “o nosso líder”.
E a aliança político-familiar será repetida nesta eleição na chapa majoritária de Adail Filho, que desta vez terá como vice o vereador Keitton Pinheiro Batista (PTB).
Primos, o prefeito e o candidato a vice foram presos em setembro de 2019, durante a deflagração da operação Patrinus, que investiga suposto esquema criminoso criado para fraudar licitações, lavar dinheiro e corromper a estrutura de poder do município. Keitton Pinheiro era presidente da Câmara Municipal à época.
Os processos da operação seguem tramitando e os dois processados negam as irregularidades.
O líder do grupo político, Adail pai, foi prefeito de Coari por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008. Sua passagem pelo município mais rico do interior do Amazonas (por conta dos royalties da exploração de gás e petróleo em Urucu) foi turbulenta. Após investigações da Polícia Federal, no âmbito da operação Vorax, em 2006, ele foi denunciado e condenado por crimes de corrupção e também por exploração sexual de crianças e adolescentes.
Adail passou quase três anos preso em Manaus por causa de uma condenação ocorrida em 2014 na Justiça Estadual por crimes sexuais contra menores, e depois ganhou direito ao regime semiaberto. Em 2018, ele voltou a ser preso, em processo que tramita na Justiça Federal envolvendo corrupção, mas ganhou o direito de recorrer em liberdade.
Em fevereiro deste ano, Adail Pinheiro voltou a Coari, onde participou de uma série de inaugurações da prefeitura e fez um discurso celebrando o seu retorno.
Apesar do histórico controverso, o clã mantém alta popularidade no município. E, como como mostramos acima, consegue arregimentar apoio amplo de vários caciques políticos.
Confira abaixo o discurso transcrito de Adail Filho e o vídeo:
Olá, meus amigos e minhas amigas. Na última sexta-feira realizamos nossa convenção partidária, onde por unanimidade fui escolhido para disputar a reeleição como prefeito de Coari. O evento foi lindo, seguindo todas as medidas de segurança contra o Covid-19. Nossa administração tem como marca a responsabilidade com a saúde e disso eu não abro mão.
Mas, eu quero aqui agradecer.
Agradecer aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. Agradecer aos deputados federais Marcelo Ramos, deputado Silas Câmara, deputado Sidney Leite e ao presidente do meu partido, deputado federal Átila Lins, assim também como os deputados (estaduais) Dermilson Chagas e Dr. Mayara Pinheiro, por manifestarem apoio a esta grande missão, declarando que estão do nosso lado, do lado do povo de Coari e que estão comprometidos em ver a nossa cidade continuar crescendo, continuar avançando.
E agradecer de forma muito especial ao meu pai, Adail Pinheiro, o nosso líder, por nos confiar mais este desafio. Não é fácil ser tão grande quanto foi a sua gestão, mas é inspirado no seu legado que hoje nós somos uma das administrações com maior aprovação do povo no Estado do Amazonas.
Quero agradecer a todo povo de Coari por abraçar a nossa candidatura há quatro anos atrás e agora torcer por nossa reeleição. Para Coari continuar crescendo, vamos juntos.
+Comentadas 1