MANAUS – O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) reservou parte de sua Mensagem Governamental Anual de 2021 à Câmara Municipal de Manaus (ALE-AM) para afirmar que sua gestão, em 38 dias, está assumindo compromissos que seu antecessor, Arthur Neto (PSDB), “por comodismo ou medo”, deixou de realizar no combate à pandemia do novo coronavírus.
“Estamos fazendo todo o possível para oferecer um atendimento adequado à população e assumimos responsabilidade que outros, por comodismo ou medo de se expor à opinião pública, deixaram de assumir, como se o problema não lhes dissesse respeito”, diz David em trecho da Mensagem.
No dia 2 deste mês, o governador Wilson Lima também usou parte de seu discurso aos deputados estaduais para tecer críticas duras ao ex-prefeito Arthur. Na ocasião, o governador reafirmou que Arthur Neto usou a pandemia para se autopromover.
Durante a leitura da mensagem aos vereadores, o chefe do Executivo Municipal fez um resumo do trabalho que a Prefeitura está fazendo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, incluindo a implementação de programas sociais, como, Auxílio Manauara, Nossa Merenda e Prato do Povo, previstos para serem executados nos primeiros 100 dias de governo.
Segundo David, sua administração teve pouco tempo para se adaptar às circunstâncias herdadas pela gestão anterior. “Retiramos a prefeitura da inexplicável letargia em que se encontrava e, em questão de dias, fizemos o que não tinha sido feito durante todo o ano passado para reforçar a atenção básica de saúde e, por consequência, aliviar a pressão sobre os hospitais estaduais que prestam o atendimento de média e alta complexidade”, afirma David em outro trecho da Mensagem.
“Declaramos a cidade em situação de emergência por 180 dias. Equipamos todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo as unidades as unidades móveis, com medicamentos e testes rápidos. Criamos, na UBS Nilton Lins, uma extensão destinada exclusivamente aos pacientes com síndromes gripais ou suspeita de Covid-19”, detalha David.
O prefeito, em seu discurso, afirmou que Manaus possui os piores indicadores na atenção básica do país. Mais uma vez, a fala de David esteve alinhada com declarações que Wilson vem repetindo sobre a gestão de Arthur Neto.
David destacou ainda o trabalho que a Prefeitura de Manaus vem realizando na campanha de imunização com a utilização de dois tipos de vacina: a Coronavac e a AstraZeneca/Oxford. O município de Manaus já vacinou 59.249 contra a Covid-19. Com o desempenho da capital, o Amazonas é o segundo estado que mais vacinou contra a Covid-19, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa.
Foto: Dhyeizo Lemos
Abaixo, a íntegra da Mensagem do prefeito David Almeida à CMM: