MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT) protocolou, nesta quarta-feira (27), um requerimento ao Ministério da Saúde pedindo a antecipação para o início de março da Campanha Nacional de Prevenção contra a gripe H1N1 para o estado do Amazonas.
O motivo, de acordo com o parlamentar, é o avanço da doença no estado, onde o número de mortes, segundo o governo estadual, chegou a 12 nesta quarta.
José Ricardo participou, ao lado da bancada federal do estado, do encontro entre o governador do Amazonas, Wilson Lima com o ministro da Saúde, Luiz Mandetta.
Em reunião nesta quarta-feira, o ministro da Saúde Luiz Mandetta, informou que os casos de H1N1 no Amazonas revelaram o surgimento de um novo vírus, para o qual ainda não foi desenvolvida uma vacina.
“A conclusão que o Ministério da Saúde chegou é que esse é um vírus novo, e que a vacina ainda não está fabricada, mas que agora estão providenciando isso em caráter de urgência. A prioridade será a realização de uma campanha de prevenção, e em todos os casos de H1N1, (o governo estadual) precisa ter uma atenção prioritária para evitar mortes. O governo terá que fazer uma apresentação de custos, conforme as necessidades, como a ampliação de leitos, ao ministro. A situação é alarmante, pois a quantidade de pessoas com a gripe, que é mortal, é grande”, disse José Ricardo.
O parlamentar afirmou concordar, neste cenário, com o decreto de situação de emergência no estado anunciado pelo governador Wilson Lima (PSC).
“A preocupação maior é com relação às grávidas e crianças, é a prioridade total. Diante de vidas que já se perderam e a iminência de se ter tantos casos graves ainda, podendo até ampliar, eu concordo com o decreto de situação de emergência. Agora, tem que ser bem delimitado, quais serão as ações, no que será gasto esses recursos”, concluiu.