MANAUS – Após Manaus registrar mais de 135 ocorrências em razão da forte chuva que resultou em alagamentos, deslizamentos e desmoronamento de casas, o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que o Executivo Municipal está dando respostas rápidas para esses desastres.
“Nós estamos desde cedo trabalhando. Já estive acompanhando todo esse trabalho de monitoramento e finalizamos indo às áreas afetadas. Já estive no bairro Tancredo Neves, onde estamos com várias famílias abrigadas, fomos até o bairro Armando Mendes, no bairro São José, onde visitamos um centro da prefeitura que foi alagado. O importante é que a prefeitura está dando as respostas rápidas para esses desastres, estamos com todas as nossas equipes empenhadas”, assegurou o prefeito.
A Central 199 da Defesa Civil registrou mais de 135 ocorrências até às 18h deste sábado, sendo 62 de alagamentos, 25 de desabamentos e 22 de deslizamentos.
Uma casa na rua Isaura Esperança, bairro Zumbi, zona Leste de Manaus, foi completamente destruída pela força das águas da chuva na manhã deste sábado. Um vídeo feito por um morador mostra o momento em que o acúmulo de água derruba a estrutura da casa.
Nas proximidades da rua Projetada, bairro Armando Mendes, também na zona Leste de Manaus, três crianças e três adultos ficaram feridos após um barranco desabar sobre as residências. Duas crianças ficaram soterradas e foram socorridas pelos vizinhos.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que duas casas de madeira foram arrastadas pela correnteza do igarapé do 40, na Comunidade Manaus 2000.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou duas escolas para abrigar 172 famílias, que perderam as moradias.
As famílias estão sendo acolhidas por equipes da Defesa Civil e da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, rua I, quadra 35, bairro Armando Mendes, zona Leste. E por equipes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, da Semed, na escola municipal Jorge de Resende Sobrinho, na rua Nova Esperança, Tancredo Neves.
As ocorrências de maior severidade até o momento aconteceram na zona Leste, nos bairros Armando Mendes e Gilberto Mestrinho, mas também foram atendidas na comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, zona Sul, onde ocorreu um desabamento, envolvendo nove residências.
Ministro vem a Manaus
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará neste domingo, 26, em Manaus, para visitar as áreas afetadas pelas fortes chuvas nas últimas 24 horas.
Góes estará acompanhado do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).