MANAUS – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na manhã desta terça-feira, 19, a realização de uma audiência pública na Casa com secretários municipais sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (PlanMob). Ainda sem data marcada, a discussão será realizada na Comissão de Transporte da CMM.
A audiência foi proposta pelo vereador de oposição Marco Antônio Chico Preto (PMN), que defende ser importante a CMM e a população ter conhecimento do que está em execução e do que não poderá ser executado dentro plano.
“A gente precisa traduzir isso em forma de fiscalização por parte da Câmara, e em forma de satisfação para as pessoas. As pessoas querem saber porque o BRT não está sendo feito. Diz que não vai mais construir o BRT, pois bem, mas o plano de mobilidade vai além do BRT, é uma série de providências”, comentou Chico Preto.
O presidente da comissão, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), concordou com a proposta, afirmando que a prefeitura tem avançado em alguns aspectos do plano, e que as dificuldades encontradas estão no campo orçamentário.
“Não vejo porque não fazer a audiência pública no seio da comissão. A Comissão de Transporte não tem nenhum óbice em fazer essa audiência, e podendo passar as informações necessárias, que a prefeitura vem avançando sim em algumas situações. Há dificuldade também por conta de investimentos, assim como em outras cidades também”, disse Rosivaldo.
O vice-líder do prefeito Arthur Neto (PSDB), vereador Gilvandro Mota (PTC), também apoiou a realização da audiência, desde que o evento não se transforme em palanque político.
“Essa é uma oportunidade que temos para mostrar o quanto o governo municipal avançou nessa área. Tomara que a gente tenha uma discussão com grandeza, que não seja politiquice. Estou apostando nisso, que a gente tenha pessoas qualificadas, preparadas para tratar (do assunto) com muita responsabilidade”, afirmou Gilvandro.
O dia da audiência será definido em reunião entre Chico Preto e Rosivaldo Cordovil. A sessão desta terça-feira foi presidida pelo vereador e vice-presidente da CMM, Hiram Nicolau (PSD).