MANAUS – O prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) afirmou na manhã desta quinta-feira, 14, em entrevista ao site Amazonas Atual, que, “agora”, não cobrará a taxa da coleta do lixo. Segundo o tucano, a cobrança será adiada por conta de “uma falha técnica” na legislação.
“Acontece que tem uma falha técnica lá, que foi uma etapa que foi pulada, e que a procuradoria detectou. Para evitar questionamentos jurídicos que invalidem a cobrança da taxa, se deve fazer (a cobrança) um belo dia, mas não agora”, declarou o prefeito, durante visita a uma obra da prefeitura na rua Emílio Moreira, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus.
A implementação do novo tributo foi anunciada pela própria Prefeitura de Manaus, na semana passada. A taxa é criticada por aliados e opositores do tucano.
A Prefeitura de Manaus justificou o anúncio da cobrança como sendo uma obrigação da Justiça, que decidiu que a taxa é constitucional. A previsão era que o novo tributo começasse a valer a partir de junho.
Criada em 2010 pelo então prefeito Amazonino Mendes (PDT), a taxa não foi implementada porque a lei que a criou é questionada na Justiça.