MANAUS – De olho em 2020, o Partido Social Liberal do Amazonas (PSL-AM), legenda do presidente da República, Jair Bolsonaro, lançou neste sábado, 9, o PSL-Mulher no estado. O evento foi realizado em Manaus, sob a condução do presidente do PSL-AM, deputado federal Pablo Oliva.
“Estamos passando por um processo de renovação na política brasileira, e essa mudança precisa de apoio no Amazonas, com a criação de mais oportunidade para mulheres”, afirmou Pablo.
O parlamentar assumiu o compromisso de abrir espaço para mulheres, aumentando a representatividade feminina nas câmaras municipais e federal, bem como na Assembleia Legislativa.
“Na Câmara de Manaus temos três vereadoras. Na Assembleia são quatro deputadas. É um número pequeno em comparação ao número de eleitoras no Amazonas”, acrescentou Pablo.
O lançamento contou com a presença de mais de 40 mulheres dos municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Iranduba.
“Laranjas”
A candidatura de mulheres pelo PSL em eleições é motivo de uma das principais crises que o governo de Bolsonaro enfrenta neste início de ano. Isso porque há suspeita de que a sigla usou filiadas mulheres como candidatas laranjas com o intuito de acessar de forma ilegal recursos do fundo partidário.
Os casos já resultaram na queda do secretário geral da Presidência, Gustavo Bebiano, e na abertura de investigação contra o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG).