MANAUS – O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) deverá vir a Manaus no dia 9 de abril. A informação foi divulgada pelo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, em coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (8).
Bolsonaro, segundo Alfredo Menezes, deve conceder entrevista coletiva na manhã do dia 9 e em seguida visita duas empresas que integram o Polo Industrial de Manaus (PIM): Moto Honda do Brasil e Samsung.
“Será uma visita do tipo bate-volta. Ele deverá chegar às 9h e retornar às 16h. Nossa sugestão é que terá uma entrevista coletiva do presidente e equipe ministerial e, depois, ele conhecerá o processo produtivo da Samsung e da Honda. São empresas altamente geradoras de empregos e com elevado nível tecnológico envolvido na produção”, disse o superintendente.
A agenda de Bolsonaro, de acordo com o titular da Suframa, foi definida nesta quarta-feira (6), durante reunião em Brasília. A ideia, conforme Alfredo Menezes, é de que o presidente venha acompanhado pela equipe do Ministério da Economia.
Desde que assumiu a Presidência da República em 1º de janeiro deste ano, essa será a primeira visita de Bolsonaro a Manaus.
Celeridade na aprovação de PPBs
O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, destacou que na viagem à Brasília, também ficou firmada a visita ao PIM do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre da Costa, secretaria a qual a autarquia está vinculada.
O objetivo será o anúncio de aperfeiçoamentos na metodologia de aprovação dos Processos Produtivos Básicos (PPBs).
“Carlos Costa virá entre 30 a 45 dias para cá, para anunciar melhorias no PPB. Com as alterações, o processo será menos burocrático e a média de tempo que hoje é de nove meses deverá cair para 45 ou 60 dias, dependendo do produto. Será um avanço, pois a legislação determina que a definição ocorra em até 120 dias”, explicitou.
Bancada
O titular da Suframa, Alfredo Menezes, também detalhou que na próxima semana estará, novamente, em Brasília, onde participa de uma série de encontros oficiais com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Em Brasília, iremos nos reunir com a bancada parlamentar de todos os Estados que estão sob a abrangência da Suframa. Queremos nos apresentar oficialmente e também ouvir as sugestões dos nossos deputados e senadores. Claro, também exporemos nossas demandas. Depois dessa etapa de apresentações e formalidades, vamos nos concentrar numa agenda de temáticas regionais, priorizando as especificidades de cada Estado”, concluiu Menezes.