MANAUS – Movimentos sociais, fóruns, ativistas, organizações sindicais e coletivos feministas realizam em Manaus, nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o ato “Basta de Feminicídio e Retirada de Direitos”. A manifestação começa às 14h com a concentração na Praça da Saudade, no centro.
Segundo os organizadores do ato, a crescente violência contra as mulheres brasileiras extrapolou todas as estatísticas no país, em 2018.
Lembram ainda que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública estimou que 16 milhões de mulheres, ou 27,35% das brasileiras, sofreram algum tipo de violência no ano passado. Foram 536 mulheres agredidas por hora no Brasil.
De acordo com os organizadores, entre os crimes contra as mulheres, o feminicídio coloca Manaus entre as cidades onde há mais casos registrados no país: foram assassinadas 22 mulheres entre os anos de 2016 a 2018, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
Durante o protesto haverá o lançamento do “Circuito Feminista”, com uma extensa programação que acontecerá até o dia 31.