MANAUS – Única ré até hoje a assinar colaboração premiada na Maus Caminhos, a enfermeira Jennifer Nayiara será ouvida no dia 23 de abril, às 8h, pela Justiça Federal.
Jennifer é a testemunha chamada pelo Ministério Público Federal (MPF) para a primeira audiência de instrução do processo oriundo da Maus Caminhos, que tem a juíza federal Ana Paula Serizawa, como responsável pelo caso.
Em um dos depoimentos que integram a delação ao qual o ESTADO POLÍTICO teve acesso ao vídeo, Jennifer detalha como funcionava o esquema de pagamentos a pessoas que teriam facilitado os negócios de Mouhamad Moustafa dentro do governo, no período de 2013 a 2016.
Em outro trecho, a enfermeira fala de pagamentos para o ex-secretário estadual Evandro Melo (Administração) e de recurso que teria sido destinado à campanha do ex-governador José Melo. Evandro Melo foi denunciado pelos crimes de corrupção ativa e passiva e organização criminosa. Melo responde por organização criminosa.
Sabino
Em delação no processo da Maus Caminhos, a enfermeira Jennifer Nayiara contou que o deputado licenciado Sabino Castelo Branco (PTB) foi quem “conseguiu” que o empresário Mouhamad Moustafa obtivesse o primeiro contrato, sem licitação, para prestar serviço ao Governo do Amazonas na área de saúde.
Segundo Jennifer, Mouhamad pagou R$ 300 mil a Sabino por conseguir o contrato. Disse ainda que técnicas de enfermagem de empresas do empresário atuavam na casa do político e do filho dele, o vereador Reizo Castelo Branco (PTB), prestando serviços, como por exemplo, de babás.
Sabino foi denunciado pelo MPF à Justiça Federal no dia 25 de fevereiro pelo crime de organização criminosa.
Serviços de Lino Chíxaro
A delação da enfermeira Jennifer Naiyara serviu de base para a Polícia Federal (PF) indiciar o ex-deputado estadual e ex-presidente da Cigás, Lino Chíxaro.
O advogado foi um dos presos na operação Cashback, 4ª fase da operação Maus Caminhos. No dia 25 de fevereiro deste ano, o MPF denunciou Lino à Justiça Federal pelos crimes de tráfico de influência, organização criminosa e dispensa indevida de licitação.