MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Josué Neto (PSD), disse na tarde desta segunda-feira (18) que é possível antecipar a reunião agendada para o dia 25 deste mês com os prefeitos do interior do Amazonas. A medida seria para que o encontro seja realizado antes da aprovação do projeto que permite o governo remanejar recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) para despesas na área da saúde.
“Nossa reunião com os prefeitos dos municípios será no próximo dia 25, que foi um pedido da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) para justamente tratar sobre este assunto. Como a mensagem poderá chegar nos próximos dias, nós estamos abertos a marcar uma nova data antecipando essa reunião”, disse Josué Neto.
O parlamentar afirmou também que é possível, se o governo estadual justificar a necessidade, que a ALE-AM possa colocar a proposta para tramitar em regime de urgência.
“O projeto pode ser encaminhado ainda hoje à tarde ou amanha de manhã, a previsão é que chegue ainda essa semana. Assim que chegar nós vamos conversar com os colegas que são das comissões permanentes, que tem o objeto na área da saúde, como comissão de finanças, comissão da saúde, para que a gente possa fazer a tramitação da forma com que a sociedade exige. Se o governo nos explicar que o projeto precisa tramitar em regime de urgência, nós temos duas formas: ou uma comissão especial ou atendendo a um pedido de tramitação com as comissões em conjunto. Caso não aja a necessidade de tramitar em regime de urgência, tramitará da forma comum, que são três sessões contínuas”, explicou o presidente da ALE-AM.
De acordo com o governador Wilson Lima (PSC), para pagar despesas no setor da saúde, o estado vai remanejar, por um ano, 40% do FTI, o que chega a algo em torno de R$ 350 milhões. Os números foram apresentados à imprensa na tarde desta segunda-feira (18) na sede do Governo do Amazonas, na zona oeste de Manaus.
Além do remanejamento do FTI, o governo pretende fazer empréstimos junto a instituições nacionais e internacionais.