MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), inaugura nesta sexta-feira (15), às 9h, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte (Delphina Aziz). A unidade de saúde, atualmente, funciona com dez leitos de UTI e, com a inauguração, a capacidade dobrará para 20 leitos.
Segundo o governador, os novos leitos de UTI estão sendo ativados para melhorar a capacidade de atendimento do hospital, que recebe principalmente a população da zona norte da capital, e também para servir de retaguarda para as demais unidades da rede estadual de saúde.
De acordo com a diretora do HPS Zona Norte, Ana Paula Lemes, a previsão é aumentar gradativamente o número de leitos até o final deste ano. No total, a unidade pode alcançar 50 leitos de UTI. Segundo a diretora, para garantir o funcionamento dos leitos foi necessário providenciar insumos, equipamentos e recursos humanos.
Prioridade
O aumento do número de leitos é uma das prioridades do governo de Wilson Lima na área de saúde para resolver a superlotação encontrada nos hospitais pela nova gestão, que assumiu em 1º de janeiro. Está prevista para os próximos dias a entrega de novos leitos de UTI neonatal nas maternidades de Manaus. Com novos leitos de terapia intensiva reduz-se também a compra direta na rede complementar, que vem sendo feita para evitar a morte de pacientes críticos.