MANAUS – A presidente da Comissão de Saúde da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), deputada estadual Dra. Mayara (PP), comemorou a retirada de pauta da mensagem governamental que busca remanejar recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) para pagar despesas do setor da saúde.
“Estou muito orgulhosa, meus colegas ficaram firmes em fazer o certo”, declarou a parlamentar, que diz não ser opositora ao atual governo e entender que a gestão Wilson Lima (PSC) herdou o setor em meio ao caos.
Assim como os demais deputados, inclusive os da base, a deputada do PP criticou a mensagem pela ausência do percentual que o governo quer acessar do FTI, assim como o prazo em que isso será feito.
Os recursos do fundo só podem ser usados para investimentos no interior. Para utilizá-lo em custeio, o Executivo precisa da autorização dos deputados. Após as críticas, o líder do governo, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), pediu a retirada da matéria da pauta.
“Precisamos buscar informações técnicas para que a matéria seja debatida nessa Casa. A participação das secretarias nesse processo é de fundamental importância”, disse Carlinhos.
Segundo Mayara, o texto que chegou à ALE-AM é genérico e diferente dos termos discutidos entre o governo e deputados na semana passada. “Para minha surpresa, uma mensagem muito genérica, onde não foi cumprida todas as nossas tratativas durante a semana passada”, disse a parlamentar.
Mayara já manifestou em plenário a intenção de emendar o projeto do governo, propondo que parte do recurso remanejado seja utilizado em investimento no setor da saúde no interior.