MANAUS – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou um espaço em seu site (clique aqui) para divulgar como os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) enviados ao Amazonas pelo Governo Federal estão sendo aplicados na gestão Wilson Lima (PSC).
Em 2018, segundo a Seduc, o Amazonas recebeu R$ 1,7 bilhão do Fundeb. Desse total, 61,25% (R$1,075) foram investidos em pagamento dos profissionais de magistério.
Desde 2017, quando David Almeida (PSB), então governador interino, distribuiu as sobras do Fundeb aos professores, por meio de abono, a categoria começou a fazer pressão sobre estado e municípios.
Os professores querem saber quanto há sobra e se ela pode ser distribuída em forma de abono. A reclamação até então é a falta de transparência como o tema é tratado pelos governantes.
“Não temos problema em mostrar como esse dinheiro está sendo investido. Por isso, teremos uma página fixa no site, onde levaremos as informações já validadas pelo FNDE a público”, declarou o titular da Seduc, Luiz Castro (Rede), por meio da assessoria da pasta.
Segundo o órgão, o Amazonas está entre os três primeiros estados do Brasil a ter as receitas do Fundeb validadas e publicadas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).
Para acessar as informações sobre o Fundeb já divulgadas pelo Governo do Amazonas clique aqui.