MANAUS – O vice-governador e secretário de Estado de Saúde (Susam), Carlos Almeida (PRTB), gravou vídeo na tarde desta quarta-feira (6), onde diz que conta com a ajuda de todos, incluindo os profissionais da saúde, para superar problemas “históricos”.
A publicação ocorre horas depois que um médico cirurgião gravou um vídeo no centro cirúrgico do Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo para reclamar da falta de insumos.
“Gente, temos recebido por diversos meios informações sobre problemas na saúde. Nós detectamos isso tão logo entramos no governo. Você, profissional da saúde, sabe desse quadro, e o usuário mais ainda. O abastecimento no estado se encontra nessa situação, tanto crítica quanto crônica. Vamos mudar esse quadro resolvendo um problema que é histórico. Todos são parte da solução e nós agradecemos a todas as críticas e comunicações que nos ajudam a resolver os problemas. Contamos com a ajuda de todos e vamos juntos mudar esse quadro”, disse o secretário.
No vídeo, o médico aparece com o paciente ao fundo com o corte de cirurgia ainda aberto.
“Eu quero que esse vídeo chegue para todas as autoridades, que chegue para a Assembleia Legislativa. Gente, não dá mais, não dá mais para o médico ser culpado pela falta de insumos nos hospitais. Isso aqui é um desabafo, não é uma guerra dos médicos contra os poderes, não é. Nos queremos apenas resolver o problema da saúde. Isso aqui é um desabafo de um médico plantonista que está tentado trabalhar de forma adequada”, afirma o médico no vídeo.
Desde a semana passada, médicos sócios de empresas médicas pressionam o atual governo pelo pagamento de dívidas deixadas pelas administrações anteriores à gestão Wilson Lima (PSC).